Valvulas
Gabriel:Nome genérico de um dispositivo com um recurso móvel que permite a abertura e o fechamento de uma passagem para permitir, impedir ou controlar o fluxo de fluidos.
Válvulas esféricas
As válvulas esféricas oferecem uma ótima capacidade de fechamento e são práticas, pois a abertura e o fechamento da válvula são tão simples quanto girar a manivela 90°. Elas podem ser feitas como 'furo completo', o que significa que a abertura da válvula é do mesmo tamanho que o interior da tubulação, e isso resulta em uma queda de pressão muito pequena. Outra das características principais, a diminuição do risco de vazamento da vedação do bucim, resulta da necessidade de girar o eixo da válvula somente 90°.
Entretanto, deve-se notar que esta válvula deve ser usada somente na posição completamente aberta ou completamente fechada. Ela não é adequada para o uso em uma posição parcialmente aberta em nenhuma finalidade, tal como controle do fluxo.
A válvula esférica usa uma sede de válvula com um anel macio moldado. Se a válvula for usada em uma posição parcialmente aberta, a pressão será aplicada somente em parte da sede do purgador, o que pode ocasionar a deformação da sede do purgador. Se a sede do purgador se deformar, suas propriedades de vedação serão prejudicadas e isso ocasionará vazamentos.
Jeniffer Válvulas Globo
A válvula globo é adequada para o uso em uma série de aplicações, desde o controle do fluxo até seu fechamento.
Quando o tampão da válvula estiver em contato firme como a sede do purgador, a válvula estará fechada. Quando o tampão da válvula estiver longe da sede do purgador, a válvula estará aberta. Assim, o controle do fluxo é determinado não pelo tamanho da abertura da sede do purgador mas pela elevação do tampão da válvula (a distância do plugue da válvula a sede do purgador). Uma característica desse tipo de válvula é que mesmo se usada na posição parcialmente aberta, há poucas chances da sede do purgador ou do tampão da