tetano
Curso: Medicina
Disciplina: Saúde Coletiva II – Saúde do Trabalhador
Dia: 16/04/2014
Exercício – questionário
Prezado (a) aluno (a), com base no artigo “Trabalho em equipe e reuniões multiprofissionais de saúde: uma construção à espera pelos sujeitos da mudança”:
1) Leia o item “A hegemonia da racionalidade biomédica como norteadora do trabalho em equipe de saúde, e faça uma síntese em 5 linhas com ênfase ao parágrafo quatro da pág. 89.
2) Sobre o item “Trabalhador da saúde: protagonista na humanização da atenção e gestão no SUS, faça leitura e análise crítica.
3) Faça leitura do item considerações finais e faça uma conclusão sobre o que está referido no item em questão.
Profa. Maria das Graças Gomes Saraiva.
(1ª) Diante desse modelo, doenças são relacionadas em uma perspectiva do tipo mecânica. Fenômenos complexos são tratados a partir de princípios mais simples. Fragmentar é um desafio para conquistar os objetivos à integralidade. Vários mecanismos são divergentes e não auxiliam a compreensão dos profissionais de trabalho e a importância na sua colaboração.
(2ª) A política nacional de humanização (PNH) tem a função de tratar reformulações das práticas de gestão dos serviços e de atenção que ocorrem diariamente. Possui como objetivo diminuir a burocracia dos aparatos do Estado e elevar a humanização levando a produção de saúde. Isso ocorre através de vários meios e métodos, como: clinica ampliada, acolhimento, equipe de referência e apoio matricial, valorização dos profissionais de saúde, visita aberta com direito a acompanhante. Para política nacional de humanização( PNH), produzir saúde dar-se por meio de uma relação bastante próxima entre os sujeitos na construção que permitam servir a qualidade de vida. Além disso, possui o objetivo de produzir sujeitos livre de forma autônoma.
(3ª) Conclui-se que, após analisar o artigo, o tipo de assistência traz algumas limitações quando se pensamos em trabalhar em equipe,