Aplicações dos Materias
QUI0341 QUÍMICA BÁSICA E EXPERIMENTAL
PROFESSORA Maria Alice Reis Pacheco
Aplicação dos metais
Caxias do Sul
2013
Titânio (Ti)
Apesar de ser um metal ligeiramente novo no ramo da indústria o titânio possui boas características quando falamos em resistência mecânica e à corrosão, além de sua leveza e fácil modelagem. Isso faz com que o mesmo possa ser empregado em inúmeros ramos da indústria nas mais diversas áreas como opção de diferenciação, resistência e durabilidade. Primordialmente utilizado na indústria aeronáutica e naval, hoje também abrange outras áreas como:
- Estrutura de máquinas fotográficas;
- Trocadores de calor;
- Mísseis;
- Indústria aeroespacial;
- Indústria de joias e relógios;
- Bicicletas;
- Entre outros. Diferentemente do pensado quando se trata de metais, o titânio é um metal que é parceiro da saúde nas áreas da ortopedia e odontologia. Sendo componente essencial na fabricação de próteses devido a sua biocompatibilidade, se integrando facilmente a estrutura óssea e diminuindo o risco de alergias e infecções, sem falar nos outros benefícios já citados anteriormente.
Ligas a base de Ferro (Fe)
Ligas onde o ferro é o componente principal tem característica de serem extremamente moldáveis e com boas propriedades mecânicas, porém também possuem uma desvantagem de serem facilmente oxidáveis. Larga utilização como materiais de construção na engenharia por serem possíveis através de baixos custos de extração e produção de ligas. Presente em praticamente todos os ramos da indústria podem fazer parte tanto de engrenagens, chapas metálicas quanto de instrumentos cirúrgicos. É possível fazer ligas de ferro com a utilização de vários elementos, entre eles:
- Silício;
- Cobre;
- Manganês;
- Carbono;
- Enxofre;
- Fósforo;
- Entre outros.
Referências bibliográficas
BARBOSA, Cássio.