Testo dissertativo
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
EDUARDO PERERA DE OLIVEIRA
ATIVIDADE
SALINAS
MAIO DE 2013
EDUARDO PEREIRA DE OLVEIRA
Texto dissertativo sobre as consequências da transição demográfica
Atividade apresentada como uma das exigências da disciplina Geografia e Análise Ambiental do curso Técnico em Meio Ambiente.
Professor: Maykon Fredson Freitas Ferreira
SALINAS
MAIO DE 2013
Transição demográfica e suas consequências
A transição demográfica representa uma das principais e mais surpreendentes transformações experimentadas pela espécie. Durante quase toda sua história, a humanidade apresentou crescimento demográfico inexpressivo, uma consequência do quase equilíbrio entre a natalidade e a mortalidade. Tratava-se de um regime onde nascia muita gente, mas morriam muitos também, sendo que a maioria eram crianças e mulheres em idade reprodutiva. A pequena diferença entre nascidos e mortos garantiu a sobrevivência e o lento crescimento da espécie ao longo de centenas de milhares de anos.
Isso começou a mudar em meados do século XIX em decorrência da revolução industrial, quando a mortalidade começou a cair sistematicamente em alguns países da Europa e nos Estados Unidos. Com níveis de mortalidade cada vez menores, estas populações começaram a crescer rápida e continuamente, atingindo níveis populacionais jamais registrados em suas histórias. A queda de mortalidade chegou aos países menos desenvolvidos mais tarde, no século XX, com resultados análogos para o crescimento populacional. Para ter uma ideia da dimensão desse processo, somente durante aquele século a população brasileira aumentou em 10 vezes.
E tampouco crescerá na mesma proporção novamente! Isso porque a queda da mortalidade, na grande maioria dos