testes
Automação de escritório
O que esperar do século xxi
Vanessa e Quelem
Caxias do sul, setembro 2014
O Que Esperar Do Século XXI
No início do século passado, não tínhamos nem computadores nem internet. Eram parcos os conhecimentos sobre semicondutores, e o transistor não havia sido inventado ainda. O século 21 foi marcado por uma evolução tecnológica brutal em todas as áreas, e os impactos positivos disso foram vistos no planeta todo. Mais alimentos, informação, saúde, educação e mais empregos e produção. O que veremos até a metade deste século, com o crescimento exponencial de áreas como a robótica e a inteligência artificial, é impossível prever e possivelmente trará um quadro bem diferente.
Quase sempre que escrevo esta coluna na INFO trago um pensamento sobre os efeitos benéficos da evolução tecnológica. Porém, agora que sou pai de duas pequenas garotas, as questões relacionadas ao futuro delas, como a educação e o que farão da vida, me fazem pensar mais sobre tudo isso. Pela primeira vez, me vejo realmente preocupado com alguns dos efeitos que podemos sofrer nas próximas décadas.
Antes preciso chamar sua atenção para a profunda transformação do trabalho causada pela substituição de seres humanos por robôs e por computadores inteligentes. Não é absurdo pensar que praticamente toda atividade feita em escala minimamente interessante será alvo da automação.
Quero acreditar que não veremos ondas de desemprego, pois os humanos se deslocarão para outras atividades que, por algum tempo, não poderão ser feitas por máquinas. Para assimilar as mudanças, é preciso que sejamos ágeis para adaptar os trabalhadores às novas tarefas. Mas como educar as novas gerações de trabalhadores? Sinto-me incapaz de ter ideias sobre os conhecimentos úteis para minhas filhas daqui a 15 ou 20 anos.
Nessas horas a qualidade da educação pode fazer a diferença. Lembro de uma aula magna do meu orientador, Alcir José