Administração
Na análise e apuração dos custos, deve-se ter bem claro o objeto e o propósito do custeio que será elaborado.
Tipos
Existem três tipos de métodos de custeio.
São eles, por absorção, pleno ou integral e direto ou variável.
1- Custeio por absorção.
Este método envolve custos diretos e indiretos, o produto concentra todos os custos incorridos pela empresa, já as despesas entram apenas nos Demonstrativos de Resultados.
Há dois tipos de apropriação do custeio por absorção, os custos diretos e os custos indiretos.
Custo direto: são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, em vista de haver uma medida do objetivo ao seu consumo nesta fabricação.
Custo Indireto: são aqueles que não são apropriados diretamente na produção, necessitando de um critério de rateio para sua apropriação.
Exemplos: balanço patrimonial, DRE, fluxo de caixa, valor adicionado e mutação do patrimônio liquido.
Aplicabilidade: Avaliação do estoque, utiliza como parâmetro para a formação de preço.
2- Custeio pleno ou integral.
O método do custeio pleno ou integral: caracteriza-se pela apropriação de todos os custos e de despesas aos produtos fabricados. Estes custos e despesas são: fixos e variáveis, diretos e indiretos, de comercialização, de distribuição, de administração em geral e financeiro. Todos os gastos incorridos pela empresa são alocados aos produtos produzidos.
Exemplos: materiais diretos, mão-de-obra direta, custos indiretos de fabricação, despesas com vendas, distribuição, administrativas, gerais e até financeiras.
Aplicabilidade: Estabelecimento de preço de venda.
3- Custeio direto ou variável.
Custeio direto ou variável é um método que considera como custo de produção de um período apenas os custos variáveis incorridos, desprezando os custos fixos. Alicerça-se na separação dos gastos em gastos variáveis e em gastos que variam de forma proporcional ao volume de produção ou venda e gastos que se conservam estáveis