Filosofia
1) Explique o lema: ‟Tem coragem de servir-te de teu próprio entendimento”
R: Vivemos em um mundo coercitivo, onde aceitamos muitas imposições feitas por outros sem ao menos questionar. As pessoas se conformam com praticamente tudo, não refletem, simplesmente aceitam e se acomodam. Por isso Kant critica a falta de coragem e decisão em fazer uso de seu próprio entendimento sem orientações alheias.
2) Quem são os tutores que atualmente impedem a humanidade de pensar por si?
R: No mundo atual, somos muito influenciados pela mídia, pais, amigos, a sociedade, pelas modinhas, pelo mundo globalizado q dita as regras do consumismo, etc..
3) Porque a passagem à maioridade é considerada difícil e perigosa?
R: A maioridade é vista por muitos jovens como “ liberdade plena ”, segundo a definição de Kant, seria o oposto a menoridade: “ a incapacidade de servir-te de seu entendimento sem a orientação de um outro”. A maioridade é assim perigosa, pois os jovens de hoje, se acomodaram à essa sociedade q impõe, é bem mais fácil e cômodo para eles dar razão à outros do que pensar por si próprio.
4) Comente a relação que existe entre política e ética pessoal.
R: A sociedade teria que escolher um “governante” o possível tutor que cabe a ele decidir o que fazer com determinadas situações. O que teria de acontece, seria basicamente um acordo entrar as partes, com o intuito de nenhum ser influenciado pela ideia do outro, que não atrapalhe no desenvolvimento alheio, mas que os dois lados se beneficiarem. Ambas relacionam com escolhas e deliberações que devem ser feitas porém, enquanto a ética se refere à ação individual a política se refere à ação coletiva
Pág. 263 1 ao 5
1. Ao analisar a virtude, o que Aristóteles entende por justo meio?
R: A Teoria do justo-meio de Aristóteles pressupõe o homem na busca da felicidade do polis, ou seja, o homem é parte da cidadania. Para que isso ocorra, o homem tem que buscar a excelência, ser virtuoso, ele tem que