Testes Psicometricos
Atividade - A Importância de Testes Psicométricos para Retirar Carteira de Motorista
A Avaliação Psicológica no contexto do Trânsito é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro e do Conselho Nacional de Trânsito. O exame Psicotécnico é uma forma de avaliação utilizada para diversos casos e seguimentos, como por exemplo diagnosticar condições do indivíduo para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A aplicação dos testes para obtenção da CNH é um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos dos indivíduos e faz parte da área de atuação privativa do psicólogo perito de trânsito. Este é um processo de conhecimento do outro de forma científica e especializada. Dentre os instrumentos psicológicos utilizados para a avaliação psicológica encontram-se os testes, entrevistas, questionários e observações.
Após a finalização da avaliação o psicólogo elabora um laudo, com resultado final conclusivo.
I- apto: quando o desempenho apresentado é condizente para a condução de veículo automotor.
II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH.
III- inapto: quando o desempenho apresentado não é condizente para a condução de veículo automotor.
O ato de dirigir é complexo, envolve diversas competências, habilidades e atitudes e requer do motorista um bom nível de maturidade emocional e capacidade intelectual, as quais lhe permitem interpretar estímulos e reagir estrategicamente no trânsito. Sendo assim, a carteira de motorista não pode ser considerada como um direito de todos, mas sim como uma permissão, um privilégio concedido àquelas pessoas que se mostram capazes e aptas para obtê-la. Portanto, a avaliação psicométrica tem por finalidade contribuir para promover a segurança dos motoristas, já que o