arte mesopotamia
TRABALHO DE METODOLOGIA DE ARTE E CORPOREIDADE
BIANCA APARECIDA NASCIMENTO - B717HE3 JULIANA DA SILVA ALVES – B702044 4 SEMESTRE PEDAGOGIA MESOPOTÂMIA
Introdução de arte e arquitetura da Mesopotâmia
Foi o conjunto de obras realizadas pelas civilizações do antigo oriente médio que habitaram a região compreendida entre os rios tigre e Eufrates, atual Iraque, desde a pré-história ate o século VI ac. Sua arte reflete ao mesmo tempo sua adaptação e seu modo destas forças naturais, assim como suas conquistas militares estabeleceram núcleos urbanos nas planícies, cada um dominada por um templo, que foi o centro do comercio e da religião até que foi desbancado em importância pelo palácio real. Arte da idade Antiga Mesopotâmia por volta de IV milênio antes de cristo(ac) ainda no período pré-histórico surgem as primeiras civilizações, numa região chamada baixa Mesopotâmia, região que atualmente é o Iraque e região, vários povos ocupam esta região dentre os persas, suméricos, assírios e babilônico.
ESCULTURA GREGA As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscaram aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa principalmente representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas as olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
ARTE EGÍPCIA As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas e foram construídas por importantes reis do antigo império: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Junto das três pirâmides esta a esfinge mais conhecida do Egito, que representa o faraó Quéfren. Mas a ação erosiva do vento e das areias do deserto