Testes de Aptidão Escolar
Qual a utilidade do teste de aptidão escolar? Como medir a qualidade do teste?
Os testes de aptidão escolar são muito utilizados pelos americanos, principalmente no ingresso de um estudante à Universidade. São em sua maioria, testes que avaliam as competências do individuo, no intuito de ressaltar suas capacidades e evidenciar deficiências intelectuais.
São de suma importância para o real conhecimento das competências de cada individuo, procurando assim, descobrir onde pode se ter um melhor aproveitando intelectual, cognitivo e etc.
No decorrer deste trabalho, conheceremos alguns testes, sua estrutura, história e métodos de aplicação.
Atualmente o sigilo dos testes psicológicos de modo geral, tem sido mantido com mais vigor, uma vez que, sua banalização acarreta malefícios à qualidade da aplicação e principalmente de seus resultados, portanto algumas informações estão ausentes por serem de acesso restrito ao profissional da psicologia, certificado pelo Conselho Federal de Psicologia- CRP.
2. SURGIMENTO DOS TESTES PSICOLÓGICOS
O surgimento dos testes psicológicos está muito ligado com o surgimento da psicologia como ciência. A fundação do primeiro laboratório de psicologia em 1879 por Wundt marcou o inicio da psicologia experimental, visando experimentar as sensações auditivas e visuais, tempos de reação a psicofísica e outros.
No período seguinte a psicologia experimental sofreu influencia da Biologia, quando Galton tentou aplicar os princípios da evolução de Darwin à seleção, adaptação e estudo do ser humano. Em 1990, Estern estudava as diferenças raciais, culturais, sexuais, profissionais etc. introduzindo o conceito de quociente intelectual.
O primeiro a elaborar testes de nível mental foi Binet. Os testes de Binet foram aperfeiçoados por Terman, que introduziu o método de apuração do quociente intelectual.
Os primeiros testes de inteligência em forma coletiva surgiram em consequência da primeira guerra