Relatório
RADIOLOGIA
LABORATÓRIO
RELATÓRIO
Disciplina: Biofísica Turma: P1
Professor (a): Francisco Almeida
Data da Experiência: 11 de Novembro Data da Entrega: 18 de Novembro
Experiência N° 06 “Difusão e Osmose”
Teresina – PI
2º Semestre de 2013
Introdução
A difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual, o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônica). Um exemplo sobre a difusão é o cloro jogado na piscina. Ele se misturará completamente a água, deslocando-se do meio de maior concentração para o menos concentrado até ficar distribuído homogeneamente por toda a piscina.
Já a osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando do meio de maior concentração para o meio menos concentrado. Um exemplo bem simples para entendermos a osmose é observar a ação do açúcar sobre o morango. Quando colocado em contato com o morango, o açúcar recebe a água contida nesta fruta. Os fenômenos da osmose só ocorrerão quando a membrana for semipermeável. Se a membrana for permeável, deixando passar soluto e solvente, não há fenômeno de natureza osmótico.
Querendo–se impedir que a osmose ocorra, é preciso exercer uma pressão sobre o sistema no sentido inverso ao da osmose e de intensidade mínima à pressão que o solvente faz para atravessar a membrana semipermeável. A essa pressão, capaz de impedir o fenômeno da osmose, dá-se o nome de pressão osmótica.
Objetivos
Estudar difusão e o transporte do solvente e de soluto através de uma membrana;
Estudar o fenômeno da osmose e a pressão osmótica;
Estudar comparativamente a permeabilidade de uma membrana.
Material
Nitrato de prata a 1%