testes com animais
Contudo, com a presença cada vez maior de novas formulações farmacêuticas que possuem em sua fórmula medicamentos, essa separação entre cosmético para fins puramente estéticos e cosmético com ação terapêutica fica cada vez mais difícil de ser caracterizada. A exemplo temos os protetores solares que, pela definição de medicamento, que trata profilaxia de melanoma.
Diversos grupos atuam na libertação desses animais, seja por meio da invasão dos laboratórios, como o grupo britânico ALF, seja atuando na divulgação das condições que tais animais são submetidos, como o trabalho do fotógrafo brasileiro Jon Amad.
Durante a segunda guerra, os recursos se tornavam escaços e uma das soluções levantadas foi o uso para experimentação em prisioneiros da segunda guerra. Durante o período, ocorreu um grande genocídio, na qual milhares de milhares de judeus foram submetidos a tortura e experimentos científicos. Após a segunda guerra mundial, durante o código de Nuremberg determinou-se que testes em seres humanos fossem restritos.
Apesar da história mostrar uma tentativa de uso de prisioneiros em experimentação científica e suas repercussões históricas do fato3 , sempre há a justificativa por por parte de alguns ativistas de que se deve utilizar esses testes na população carcerária como