Teste
O presente trabalho irá abordar de forma clara e explicativa o funcionamento do mercado de câmbio, e a partir dessa explanação iniciaremos um processo que visa explicar e identificar como o fenômeno das oscilações cambiais afetam as operações de comercio exterior.
Diante do fato de que o mercado de cambio não está restrito a um único país, mas pelo contrario, é um mercado global, será possível também mostrar aspectos globais de modelos de gestão que contribuam para uma gestão efetiva de câmbio nas operações de comercio exterior.
Por fim, ao entender como funciona o mercado de cambio, seus aspectos gerais e particularidades bem como os modelos de gestão de cambio nas operações de comercio exterior - quando uma empresa exporta ou importa algum produto - será possível identificar as estratégias utilizadas para minimizar os impactos que o câmbio pode trazer às instituições que buscam maior competitividade em um mercado global e altamente acirrado
1.2 OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é entender como as empresas que atuam no comercio exterior lidam com as oscilações cambiais, para que não sofram forte impacto desse fenômeno.
1.2.1 OBJETIVOS GERAIS
O objetivo deste trabalho é analisar e entender como minimizar os impactos das oscilações cambiais nas empresas que operam no comercio exterior, ou seja, empresas que exportam e importam produtos.
1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Especificamente, este trabalho busca:
a) Entender o fenômeno da oscilação cambial;
b) Entender o comportamento do mercado de cambio e identificar seus agentes;
c) Entender como é firmado um contrato de cambio em uma operação de Comex
d) Analisar as estratégias utilizadas para minimizar o risco cambial nas operações de comércio exterior.
1.3 JUSTIFICATIVA A importância de se investigar a respeito do tema em questão é devido ao fato de a cada dia mais empresas estão se inserindo no comércio exterior, seja por iniciativa própria ou por algum fomento governamental - como