Teste
COMENTADO
OBJETIVAS
VEST
FDV
2006
ATENÇÃO
As questões não contém as figuras da prova original
LINGUA PORTUGUESA
Leia o texto a seguir com atenção e responda as questões de 1 a 5 com base nele.
À beira de um ataque de nervos
Em momento algum da história da humanidade o provérbio “tempo é dinheiro” ganhou tanta expressão como nos dias atuais. Pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades sempre se queixam de que seus dias são curtos e agem como se eles fossem inesgotáveis. O ritmo de compromissos é incessante. Os avanços tecnológicos determinam mudanças radicais na carreira profissional. A violência ronda a casa, a esquina, o carro, enquanto o trânsito inferniza e atrasa a agenda. Medo, tensão e vigília: os inimigos estão por toda parte, vêm em sua direção e as ameaças ao sucesso e ao bolso são inúmeras. Feche os olhos e logo alguém lhe passará a perna. Ufa! Esse estado de alarme geral parece não acabar nunca. Se você é um daqueles que vivem mergulhados nesse frenesi, você está roubado. Só que, desta vez, o trombadinha está dentro de você, sugando-lhe energia. A essa altura, o estresse negativo já deve ter-se instalado.
Você S.A., São Paulo, n. 17, a. 2, p. 100, nov. 1999.
1.
Identifique o trecho retirado do texto e reescrito a seguir com alteração do emprego de vírgula em que essa alteração não se constitui em erro gramatical, de acordo com a norma culta da língua.
A) INCORRETA. “Pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades sempre se queixam de que seus dias são curtos e agem como se eles fossem inesgotáveis.” (1º §) / Pessoas sobrecarregadas de trabalho e responsabilidades sempre se queixam de que seus dias são curtos, e agem como se eles fossem inesgotáveis. Não se usa vírgula entre orações coordenadas aditivas. B) CORRETA. “A violência ronda a casa, a esquina, o carro, enquanto o trânsito inferniza e atrasa a agenda.” (1º §) / A violência ronda a casa, a esquina, o carro enquanto o trânsito