Teste
Objetivos:
· Integrar a pesquisa de especialistas em sistemas inteligentes com a dos criadores de interfaces para a interação homem-máquina, ambos mediados por especialistas em cognição visando à aprendizagem em ambientes virtuais. As pesquisas estão voltadas para: (a) inteligência coletiva em ambientes interativos, (b) novos modelos de cognição na interface da computação e das estéticas tecnológicas, (c) processos cognitivos e redes de transmissão de informação/conhecimento ligados à aprendizagem. · Sistematizar a abrangência das teorias, métodos, modelos e campos de atuação que as tecnologias da inteligência e o design digital estão descortinando; · Encontrar os fundamentos conceituais sólidos, pertinentes à natureza interdisciplinar do programa; despertar a consciência ética do pesquisador e profissional para o rigor exigido pela produção intelectual e para o papel social que deve desempenhar.
Dirigido a:
O profissional deverá adquirir no Programa as características do analista simbólico que lida com reflexões teóricas sobre o papel das tecnologias da informação na sociedade, tecnologias estas com aplicações na aprendizagem que, por sua vez, depende de designs de conteúdo e interação adequados.
Diploma:
Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Conteúdo:
Área de Concentração
Processos Cognitivos e Ambientes Digitais
Produção de teorias, métodos e modelos de arquiteturas cognitivas, de design de sistemas inteligentes, de modelagem de performances cognitivas, tendo em vista os processos de aprendizagem, as estratégias cognitivas voltadas para a aplicação em ambientes digitais de pesquisa, de produção e difusão de inteligência coletiva. Isso envolve:
(a) tecnologias digitais da informação aplicadas,
(b) conceitos e aplicações das redes de alta velocidade,
(c) design tecnológico e estética digital em ambientes virtuais,
(d) o conceito de inteligência coletiva em sistemas