Teste
Marx tenta mostrar como o capitalismo transformou as relações das pessoas entre si e com elas mesmas
“burguesia” é sujeito os homens e mulheres modernos, são objetos
A burguesia rompeu com todos os laços feudais que subordinavam os homens aos seus “superiores naturais”, acabou com qualquer laço entre homem e deixando apenas seus interesses nus (SALÁRIO)
Todas as ocupações até então honoráveis, que eram encaradas com respeito. (...)foram despidas.
Nas família, a relação que antes era sentimental se transformou em simples relação monetária
Marx faz oposição ao que é aberto / nu e o que é Escondido/ velado … simbolizando o que é mundo real ou ilusório.
O pensamento especulativo antigo e medieval, a experiência sensual aparece como ilusória. Em algumas tradições, a realidade é acessível através da meditação religiosa ou filosófica ou só estará só estará disponivel numa existência futura, pós-morte.
Roupas passam a ser emblema do velho
Nudez vem a representar a verdade
O ato de tirar as roupas se torna um ato de libertação espiritual, de chegada à realidade.
Marx pensa e trabalha na tradição trágica. Para ele, as roupas são laceradas, os véus são rasgados, o processo da nudez é violento e brutal.
A idéia da nudez que mexe Marx é definida logo no início da era moderna, no Rei Lear de Shakespeare, onde a experiência que o qualifica de maneira genuína para ser rei torna impossível tal realização.
As revoluções burguesas, arrancando fora os véus “da ilusão religiosa e política”,
Deixou a exploração e o poder desnudos, a crueldade e a miséria expostos, mas ao mesmo tempo tinham descoberto e exposto novas opções e esperanças.
Um dos objetivos primordiais do Manifesto é apontar o caminho para escapar do frio, para nutrir e manter unida a aspiração de todos pelo calor comum.
O comunismo, quando chegar, será uma espécie de manto transparente, que ao mesmo tempo manterá aquecidos os que o vestem e deixará