Teste
As Biomoléculas são compostos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos de Carbono cujas massas são formadas em 99% de C, H, O, N ou seja são as proteínas, açúcares, lipídios, DNA, etc. Em porcentagem do peso seco da célula temos: Carbono 50 a 60%; Oxigênio 25 a 30%; Nitrogênio 08 a 10%; Hidrogênio 03 a 04%. Muitas biomoléculas são assimétricas, ou seja, possuem centros quirais, átomos de carbono com quatro ligantes diferentes. Água: principal biomolécula, responsável por 70% do peso total de uma célula.
Muitas destas moléculas são grandes, formadas por unidades denominadas monômeros, que podem ligar-se entre si e dar origem a moléculas maiores a quem denominamos de polímeros. Um exemplo da ligação de monômeros é o caso da glicose e da frutose que se juntam formando a sacarose, o açúcar comum.
Os carboidratos são as moléculas mais comuns na natureza, São consideradas as principais fontes de energia para os organismos vivos, mas suas funções não param por aí: podem ser reservas de energia, como é o caso do amido para os vegetais e o glicogênio para os animais; servem como estrutura, como é o caso da celulose, que está presente na parede celular dos vegetais garantindo sustentação; ou ainda podem compor a estrutura de outras moléculas, como o glicocálix, presente na membrana celular animal, responsável, dentre outras funções, pelo reconhecimento e adesão celular.
Estas moléculas são formadas por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio, que arranjados entre si formam os poliidroxialdeídos (exemplo a glicose) e os