Teste
Cézar Volnei
Mauss
Claudecir Bleil
Aline Bonatto
Camila Silva de Oliveira
Getúlio Zanatta Dos Santos
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Resumo
A contabilidade, como ciência social aplicada, precisa acompanhar as evoluções sociais e econômicas para exercer uma das suas principais funções: fornecer informações tempestivas, confiáveis e relevantes aos gestores e demais usuários. Para isso, faz-se necessário desenvolver estudos científicos na área contábil, tornando-se indispensável entender a origem da contabilidade, a sua evolução histórica e suas áreas de atuação. O estudo buscou verificar se a contabilidade acompanha as mudanças ambientais e evoluiu para atender as necessidades informacionais dos usuários e, também, apurar qual o estágio atual da contabilidade no Brasil.
Quanto aos aspectos metodológicos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica analisando artigos, dissertações e teses sobre a evolução da contabilidade e suas ramificações. Como resultado constatou-se que o Brasil não possui uma escola tipicamente brasileira, sendo assim, apoiouse inicialmente na escola italiana e depois na norte-americana. Também verificou-se que a contabilidade evolui de acordo com as necessidades ambientais. Entretanto, destaca-se que existe pouca pesquisa em contabilidade no Brasil e, dessa forma, faz-se necessário uma ação conjunta entre governos, instituições de ensino, empresas, órgãos de representação contábil e da própria sociedade para buscar investir mais em estudos científicos na área.
Palavras-chave: Contabilidade. Evolução Histórica. Ramificações. Áreas de Atuação.
1 INTRODUÇÃO
A evolução do homem e da sociedade como um todo é resultado, principalmente, de estudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, pois ela está presente tanto na vida pessoal como nos negócios empresariais e, nesse sentido, configura-se como uma ciência de vital importância para