Ludico na educação infantil
Como afirma o Referencial Curricular Naciona l para a Educação Infantil a brincadeira deve ser um elemento constante na rotina das es colas que atuam com a educação de crianças, entretanto a brincadeira precisa ser encarada como um instrumento que colabora para a aprendizagem, deixando de ser u tilizada apenas nos interval os das ações pedagógicas ou como forma de preencher o planejamento diário e completar a carga horária.
A brincadeira é uma ação natural da vida infantil, no momento em que brinca a criança trabalha com diversos aspectos como, físi co, motor, emocional, social e cognitivo, se constituindo um importante elemento no pr ocesso de desenvolvimento e aprendizagem.
Portanto podemos ressaltar que o lúdico como uma dimensão significativa a ser explorada pelos profissionais que atuam na educação infantil.
Apresentar novas situações as crianças a partir de uma visã o de mundo a que elas já estão habituadas, aproxima o conteúdo que se deseja trabal har com realidade da s crianças tornando a ação de aprender prazerosa por estar interligad a com a brincadeira. As atividades lúdicas são importantes no processo de desenvolviment o e aprendizagem, sobretudo nos estágios sensório-motor e pré-operatório – períodos em que se encontram as crianças no nível escolar da educação infantil.
Estudiosos como Frobel, Vygotsky e Piaget já traziam em suas pesquisas a importância das atividades lúdicas, sejas elas, j ogos de montar, brincadeiras de faz-de-conta, jogos simbólicos, jogos de regras ou brincadeiras