teste
Responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de material, compreendendo a análise, a previsão, o controle e o ressuprimento de material. O estoque é necessário para que o processo de produção-venda da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis.
Cada tipo de estoque serve para criar independência em relação ao processo que produziu o produto estocado. No caso da matéria-prima, por exemplo, tendo a empresa uma grande quantidade em estoque, ela se torna independente de seus fornecedores enquanto durar este estoque; no caso dos produtos acabados, uma grande demanda pelos produtos da empresa pode ser prontamente atendida caso existam estoques, na ausência destes, todos os processos da empresa para a produção do produto deverão ser realizados, o que muitas vezes necessitará de muito tempo, podendo haver a perda do pedido.
- Estoque de Matérias-prima
- Estoque de Matérias em
Processamento
Matérias-prima
Definição de Matérias-prima: São materiais necessários para a produção , pode-se dizer que a matéria-prima é todo material que é agregado ao produto final, serve de entrada para um sistema de produção. Seu consumo é proporcional ao volume da produção.
Toda empresa de algum modo tem um estoque de matéria-prima.
Somente algumas matérias-primas têm a vantagem de estocar, em razão da influência da entrega do fornecedor. Outras matérias-primas especiais, o fornecedor precisa de vários dias para produzi-la.
Estoque de Matérias-prima
É o estoque de produtos que são as matérias-primas usadas nos processos produtivos.
Vejamos alguns exemplos de matéria-prima: tecidos; chapas e barras de metais; madeira; papel e papelão; couro; fios de algodão; poliéster; cimento; pedra britada; areia.
Como podemos ver muitos materiais estão sujeitos a deteriorar, com o tempo exigem cuidados na sua estocagem e, em alguns casos, proteções especiais, como no caso de