teste
GENERALIDADES SOBRE INSTRUMENTOS
Este grupo é constituído dos seguintes instrumentos: INTRODUÇÃO
Sabendo que a limitação dos órgãos dos sentidos humanos em perceber com precisão as múltiplas e variadas condições, tanto do meio físico como em lidar com os complicados mecanismos que equipam um avião moderno, tornou-se indispensável que tal deficiência fosse suprida por algo que medisse e indicasse com precisão certas grandezas físicas.
Daí o aparecimento de determinados instrumentos que, instalados a bordo dos aviões, não só garantem uma indicação precisa, mas por meio de utilização criteriosa, asseguram maior segurança do avião e economia de seus numerosos equipamentos, proporcionando ainda a realização de vôos mesmo em condições atmosféricas adversas.
Assim sendo, torna-se óbvio que há necessidade de se dedicar um cuidado especial aos instrumentos, pois, em virtude de sua natureza delicada, eles só poderão desempenhar de modo eficiente o papel que lhes compete, quando respeitados todos os requisitos técnicos de mantê-los em ótimas condições de funcionamento, acompanhados de uma interpretação correta de suas indicações.
Para que um especialista em manutenção de instrumentos possa exercer eficientemente sua missão, ele deverá possuir conhecimentos especializados e habilidade profissional.
Os conhecimentos técnicos necessários são: regras de segurança, uso adequado de ferramentas, leitura correta dos aparelhos de medição, teoria do princípio de funcionamento de cada instrumento, etc.
Esta
matéria,
"INSTRUMENTOS",
fornecerá os conhecimentos acima citados.
• velocímetro (Air Speed Indicator –
ASI);
• altímetro (Altimeter);
• indicador de razão de subida e des-cida
(Vertical Speed Indicator – VSI);
• indicador de atitude (Attitude
Indicator);
• indicador de curva e derrapagem (Turn and Slip Indicator/Rate-of-Climb
Indicator);
• acelerômetro (Accelerometer);
• machímetro (Mach Number