relatório química
CURSO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL INORGÂNICA
PROFº Dr: JOACY BATISTA DE LIMA
ALUNO: MATEUS MACIEL AZEVEDO
Titulo: MEDIDAS DE MASSAS E VOLUME E RRROS DE MEDIÇÃO
Objetivos:
Aprender a utilizar balanças em laboratórios e pesar com precisão substâncias sólidas.
Conhecer os equipamentos, matérias e as técnicas de medidas de volume em laboratório de química.
Determinar a densidade de substâncias sólidas.
Introdução: A determinação de massa, é uma das operações de laboratório de extrema importância. Em certos tipos de experimentos, precisamos saber com precisões corretas a determinada massa de um objeto. É importante saber que devemos tomar cuidados com pesagens de produtos químicos , pois não podemos colocar diretamente sobre o prato da balança, mas em recipientes apropriados , que devem estar limpos e secos.
As balanças de uso geral são as de uso mais comum nos laboratórios e geralmente apresentam o prato para a colocação de amostra exposto, já as balanças analíticas são de uso mais restrito, pois é usada especialmente na determinação de massas em analises químicas, na determinação absoluta ou relativa de amostra, usualmente apresentam o prato protegido por portilholas de vidro corrediças , pois as leves correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido.
As medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas e béqueres. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas e buretas). A atividade de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
A densidade de uma substância é a razão da sua massa por uma unidade de volume; ela pode ser obtida, matematicamente, pela divisão entre esses dois valores. A fórmula é: d = m/V, onde d é a densidade, m é a massa e v é o volume. Mesmo que a massa e o volume dependam da quantidade