teste
Estrutura simples e de fácil compreensão: o subordinado só se relaciona formalmente com seu supervisor. Clara limitação das responsabilidades: nenhum órgão ou cargo intervém em área alheia. Facilidade de implantação: oferece facilidade em seu funcionamento, controle e na disciplina. É bastante estável: permite o funcionamento da organização, graças à centralização do controle. É o tipo de organização indicado para pequenas empresas.
Estabilidade e constância das relações formais: podem levar rigidez einflexibilidade, dificultando a inovação e adaptação da organização a novas situações. Não responde às mudanças rápidas. Autoridade linear baseada no comando único e direto: pode tornar-se o comando supremo, dificultando a cooperação e a iniciativa das pessoas. A organização linear exagera a função de chefia e de comando: pois pressupõe a existência de chefes capazes de faze tudo e saber tudo (tem a posse das comunicações). A unidade de comando torna o chefe um sabe tudo: impede a especialização, pois acumula os chefes com todos os assuntos possíveis da organização. Provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação. As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas.
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. Com a organização funcional, o mestre de produção tornou-se um especialista em assuntos de produção, deixando de ser procurado pelos operários para cuidar de outros problemas.
Tem como caracteristicas Autoridade funcional ou dividida. Linhas diretas de comunicação, Descentralização das decisões, Ênfase na especialização Tem como Vantagens: Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos. Permite a melhor supervisão técnica possível, Desenvolve comunicação direta, Separa as funções de planejamento e de controle da funções de execução.
Possui como Desvantagen: Perda de