teste
GUSTAVO HENRIQUE MORAES
DANIEL DA COSTA JUNIOR
GABRIELA DA SILVA
DETERMINANDO A ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE COM A UTILIZAÇÃO DE UM PENDULO SIMPLES
Itajaí
2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
GUSTAVO HENRIQUE MORAES
DANIEL DA COSTA JUNIOR
GABRIELA DA SILVA
DETERMINANDO A ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE COM A UTILIZAÇÃO DE UM PENDULO SIMPLES
Relatório da aula prática da disciplina de Física, sob-orientação da Profª: Keila Christina Kleinjohann, curso de Engenharia Civil, 1º período, CTTMar. .
Itajaí
2014
INTRODUÇÃO
Na aula prática descrita a seguir, fora exigido dos alunos a obtenção da aceleração da gravidade, para pequenas oscilações, utilizando o tempo das mesmas oscilações de um pendulo simples.
Teoricamente, podemos dizer que o pendulo é um sistema onde existe uma massa acoplada a um pivô, permitindo uma livre movimentação da mesma, com a massa ficando sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Quando afastado da posição de repouso o pendulo realiza oscilações, e conforme o tempo de cada oscilação é descoberta a aceleração da gravidade.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais e instrumentos:
Tabela 1 – Materiais e instrumentos utilizados no procedimento prático.
Inscrição em faculdades locais, 2005
Ítem
Tipo
M.D.E.
Incerteza
Cronometro
Não analógico
0,001s
0,001s
Régua
Analógico
1mm
0,5mm
Calculadora
Pendulo simples
Fonte: Autor do trabalho
Passo-a-passo
Foi pego um pêndulo simples de certo comprimento (já amarrado a um suporte) e medido. Após os dados terem sidos anotados, foi erguido o mesmo a poucos graus e soltado, fazendo o sistema massa + corda ter uma oscilação de certo tempo.
O pêndulo era solto e era cronometrado, com um cronometro digital, o tempo que o mesmo levava para completar 10 (dez) oscilações. Com o tempo marcado, descobríamos o tempo médio das 10