teste
Todos os corpos são submetidos por uma força de atração, chamada força gravitacional. Na Terra o resultado dessa atração, dá peso aos objetos e os puxa em direção ao chão. Essa força atua em cada partícula dos corpos
O centro de massa (C.M) é onde toda a massa está concentrada. Ponto onde suas partículas foram distribuídas uniformente e é possível manter o corpo em equilíbrio. É no C.M que todas as forças externas são aplicadas, inclusive a atração gravitacional. Assim podemos dizer que o centro gravitacional é no centro de massa.
Em corpos homogêneos, o C.M se encontra em seu centro geométrico, ponto central de um objeto.
Quando colocamos uma bola sobre um plano inclinado, ela rola para o superfície mais baixa do plano, pois seu centro de massa está sendo atraído pelo centro de massa da terra.
Roteiro e questões:
1-Utilizando a montagem do cone duplo, comprove se a condição que acontece com a bola também se aplica ao cilindro. Agora com o cone duplo.
2-O cone continuara subindo se aumentar a altura de sua base? adicione mais 2cm.
3-Agora retire a base e deixe as rampas retas com a superfície. Ainda em formato de "v", o cone se movimentou? e com elas em paralela?
4-A que conclusão se pode chegar até agora, em relação ao estrutura do experimento?
5-Assumindo que o cone seja homogêneo, onde seria o seu centro de massa?
6-
PQ acontece com o cone e o cilindro não?
A proposta deste roteiro experimental é apresentar ao aluno o conceito de centro de massa e centro gravitacional, de forma investigativa. Os alunos são guiados a tirar conclusões, a medida que mudanças são realizadas no experimento.
pedir para o aluno voltar em determinadas questões para ver se suas persepções são diferentes
4 quatro é pra ele reunir os pensamentos de que o formato em V tem uma utilidade, que muito alto ñ vai funcionar e em paralela tbm não. Ele vai achar que só por estar baixo já é o suficiente para se mover.
a 4 a primeira