teste
Adição de NaOH e NH4Cl :
Mg2+ - Era esperada a formação de precipitado após a adição de NaOH a solução,segundo o livro Vogel - Análise inorgânica quantitativa.Observando a reação abaixo :
1-Mg2+ + 2OH- ↔ Mg(OH)2↓ Kps : 7,1 . 10-12
Observa-se também que com o valor de Kps muito baixo,o equilíbrio favorece a formação do precipitado,o que de fato ocorreu.
Ao adicionar NH4Cl ao precipitado,era esperada a dissolução do precipitado.
2-NH4+ + OH- ↔ NH3 + H2O
Pela reação apresentada,a adição de NH4Cl, resulta numa redução da concentração de OH-.Se voltarmos para a equação de formação do precipitado,basta percebermos que essa redução na concentração de OH- faria com que o equilíbrio se desloque para a esquerda,no sentindo da formação de OH-(para compensar o efeito da adição de NH4Cl) e consequentemente a dissolução do precipitado.Entretanto esse resultado não foi alcançado no laboratório,o que indica que pode ter sido adicionada uma quantidade baixa de NH4Cl o que não permitiria que a concentração de OH- não se alterasse muito e o precipitado não se dissolve-se.
Ca2+ - O resultado esperado ao se adicionar hidróxido de sódio era a formação de precipitado,o que realmente ocorreu.
3-Ca2+ + 2OH- ↔ Ca(OH)2↓ Kps : 6,5 . 10-6
Pelo Kps pequeno, concluímos que o esperado realmente seria a precipitação,já que o equilíbrio se desloca no sentido de formação do Ca(OH)2.
De maneira semelhante ao Mg2+,com a adição de NH4Cl era esperada a dissolução do precipitado em decorrência da redução da concentração de OH-,que deslocaria o equilíbrio da equação 3 para esquerda no sentido de formação de mais OH-,para compensar a quantidade que é consumida na reação 2 o que favorece a dissolução do precipitado.
Sr+2,Ba+2 : Não foram encontrados na literatura indícios de que a ocorreria uma precipitação desses cátions quando adicionado hidróxido de sódio.Logo