Integração lavoura - pecuaria
1. O que é a Integração Lavoura-Pecuária
A integração lavoura-pecuária consiste de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou em sucessão. Normalmente essa integração envolve, principalmente, o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens. O plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos. Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram altas produtividades. Uma dessas técnicas é o plantio direto, que promove a redução do impacto da agricultura sobre o meio ambiente.
O Que é o Plantio Direto na Palha
O sistema de plantio direto na palha é um conjunto de técnicas integradas que visa melhorar as condições ambientais para as plantas, respeitando-se três requisitos mínimos: O não revolvimento do solo; A rotação de culturas; e o uso de culturas de cobertura para formação de palhada, que servirá de proteção para o solo.
2. Objetivos da Integração Lavoura-Pecuária
Os objetivos da integração são variados, conforme pode ser visto a seguir:
Recuperar ou reformar pastagens degradadas
Nesse sistema, as culturas anuais são utilizadas a fim de que a produção de grãos pague, pelo menos em parte, os custos da recuperação ou da reforma das pastagens. Na área da pastagem degradada cultiva-se grãos por um, dois ou mais anos e, depois, volta-se com a pastagem, que vai aproveitar os nutrientes residuais das lavouras.
Produzir pasto, forragem e grãos para alimentação animal na estação seca
Além da produção de silagem e de grãos, a integração lavoura-pecuária possibilita que a pastagem produzida no consórcio seja utilizada durante a estação seca. A correção do solo proporciona melhor desenvolvimento do sistema