integração lavoura e pecuária
O ano de 2012 chegou ao fim registrando uma queda de 10,4% no consumo de etanol, conseqüência do alto preço cobrado pelo litro, que deixou a gasolina mais atraente para consumidor. Com a grande safra de cana-de-açúcar prevista para 2013 e o aumento no preço da gasolina, a expectativa é para um novo cenário neste ano. No final de 2012 o litro do etanol estava custando, em média, R$ 1,85, quase 70% do valor da gasolina. A diferença é considerada pouco atrativa para o bolso do consumidor. O resultado é o aumento na procura pela gasolina, que registrou alta de 12,2% nas vendas no ano passado. O litro da gasolina está sendo vendido, em média, a R$ 2,69, valor que, segundo cálculos do setor, está defasado em 13% e deve sofrer reajuste de 6% a 8% em 2013. O mercado está começando a se ajeitar. Está se falando em aumento já e este aumento deverá vir, mas eu creio que, se isto acontecer e o etanol não subir, nós voltaremos a ter um bom consumo de etanol —afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Paiva Gouveia.
Num ano em que a safra de cana-de-açúcar superou as expectativas, chegando a 535 milhões de toneladas, o aumento da gasolina pode deixar o preço do etanol mais atrativo para o consumidor.
Além da boa safra de cana-de-açúcar e da alta no preço da gasolina, outra boa notícia é o aumento da mistura do etanol na gasolina que, em junho, deve voltar a ser de 25%. O aumento na mistura do etanol na gasolina vai ser muito bom para a Petrobrás, porque para de importar um produto que ela tem que subsidiar no mercado interno. Ela precisa disto para evitar o prejuízo que está tomando até agora - explica o presidente do Sincopetro. Segundo Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro, a cultura do consumo de etanol precisa voltar. De acordo com o especialista, as projeções para a