Desafio
5 tendências educacionais segundo o Horizon Report
O relatório de tendências elaborado pelo NMC, que reúne algumas das maiores universidades e empresas de tecnologia do mundo, discute os usos das TIC, a mobilidade e as novas formas de relacionamento via redes sociais
por Paula Nadal
O estudo desenvolvido pelo NMC (The New Media Consortium) – entidade focada em discutir novas tendências de mídia, comunicação e educação, que reúne empresas e instituições como a Universidade de Harvard, por exemplo, e o Colégio Bandeirantes, aqui no Brasil – traz as principais tendências do mundo educacional para os próximos anos. O Horizon Report é um dos braços do NMC Horizon Project, de pesquisa sobre tecnologias emergentes. Neste ano, foram lançados dois relatórios: o Horizon Report Edição K-12 2013 (sobre a Educação Básica) e o Horizon Report Higher Education (sobre o Ensino Superior).
O resultado do estudo para a Educação Básica você confere aqui, mas nós fizemos uma seleção com as principais ideias do relatório comentadas. O futuro da educação, segundo o estudo, baseia-se em cinco tendências (e você já deve ter parado para pensar sobre algumas delas):
1. Os paradigmas da educação estão mudando para incluir a aprendizagem on-line, a aprendizagem híbrida e os modelos colaborativos
Recentemente, lançamos uma pergunta aqui no portal do Instituto Claro, sobre os cursos a distância. 66% das pessoas que responderam a enquete disseram já ter feito algum tipo de curso online e 27% manifestaram interesse em experimentar alguma modalidade de EaD.
As redes sociais de professores também crescem exponencialmente. O Edmodo, por exemplo, já vem sendo usado por algumas secretarias de educação para promover trocas de conhecimento entre professores de uma mesma rede.
2. A mídia social está desafiando a forma como as pessoas interagem, apresentam ideias e se comunicam
Se um dos