Teste
Modus Ponens (MP)
P → Q
P
Q
Se o antecedente de um condicional for verdadeiro, o seu consequente necessariamente é verdadeiro. Por esta razão, esta regra também é chamada de afirmação do antecedente. A validade desta regra é comprovada simplesmente observando a tabela verdade das proposições condicionais. Violações desta regra resultam nas falácias afirmação do consequente e negação do antecedente, onde a conclusão não segue necessariamente das premissas.
Modus Tollens (MT)
P → Q
~Q
~P
Ao contradizer o consequente, somos obrigados a contradizermos também o antecedente. Novamente isto pode ser verificado simplesmente olhando a tabela verdade das proposições condicionais. Esta regra é também chamada de contradição do consequente.
Silogismo Hipotético (SH)
P → Q
Q → R
P → R
A implicação possui a propriedade transitiva, isto é, se A implica B e B implica C, então A implica C através de B.
Silogismo Disjuntivo (SD)
P v Q
~Q
P
Se uma disjunção é verdadeira e uma das proposições componentes se revela falsa, então a outra proposição é necessariamente verdadeira.
Dilema Construtivo (DC)
(P → Q) ^ (R → S)
P v R
Q v S
Dilemas são situações em que somos obrigados a aceitar uma de duas consequências que não são muito agradáveis. Deixando a agradabilidade de lado, esta regra de inferência se baseia na regra Modus Ponens. Tomando apenas a primeira parte da conjunção da primeira premisa, (p –> q), afirmamos p, e pela regra Modus ponens, somos obrigados a concluir q. Fazendo o mesmo procedimento com o outro lado da conjunção da primeira premissa, concluímos que s. Então o dilema consiste em que, ao afirmar p ou r, somos obrigados a concluir q ou s.
Dilema Destrutivo (DD)
(P → Q) ^ (R → S)