teste
Todos os exemplos e arquivos do nosso projeto referentes a acesso de banco de dados utilizarão o gerenciador de banco de dados MySQL que encontra-se disponível no CD que acompanha este curso de
PHP. Estamos utilizando a versão 5.x do MySQL. No CD estão disponíveis as versões 4.x e 5.x.
Para interagir com uma base de dados SQL existem três comandos básicos que devem ser utilizados: um que faz a conexão com o servidor de banco de dados, um que seleciona a base de dados a ser utilizada e um terceiro que executa uma “query” (consulta) SQL. Existe, ainda, um quarto comando que pode ou ser utilizado, que é o comando que fecha a conexão com o banco de dados.
São eles:
9.1. Abrindo e fechando conexão com o MySQL
Mysql_connect( )
Comando utilizado para criar a conexão com a base de dados num servidor mySQL.
O comando mysql_pconnect também pode ser utilizado para criar a conexão. A diferença entre os dois comandos é que o mysql_pconnect estabelece uma conexão permanente, ou seja, que não é encerrada ao final da execução do script. Utilizaremos a primeira opção: mysql_connect.
Sintaxe:
mysql_connect(string [host[:porta]] , string [login] , string [senha] ) [ or die (“mensagem de erro”)]; onde: •
string [host[:porta]] – é o endereço do servidor, onde o banco está armazenado;
•
string [login] – é o usuário do banco de dados;
•
string [senha] – é a senha do usuário do banco de dados MySQL.
•
die – parâmetro opcional que exibe uma mensagem indicando que a conexão não foi efetuada.
Exemplo:
O valor de retorno é um inteiro que identifica a conexão, ou falso se a conexão falhar. Antes de tentar estabelecer uma conexão, o interpretador PHP verifica se já existe uma conexão estabelecida com o mesmo host, o mesmo login e a mesma senha. Se existir, o identificador desta conexão é retornado. Senão, uma nova conexão é criada.
Assim, se a conexão for bem sucedida (existir um servidor no endereço especificado