trabalho
O conceito de trabalho nem sempre coincide com o que se pensa vulgarmente sobre trabalho (geralmente tido como “qualquer esforço do corpo ou da mente”). Para a Física, Trabalho é a medida das transformações de energia causadas por uma força sobre um sistema. A unidade de trabalho no sistema internacional é o joule cujo símbolo é a letra j
Trabalho e potência
O trabalho não depende do tempo gasto para realizá-lo. O que mede o a rapidez que o trabalho é feito é o conceito de potência. A potência é o trabalho realizado por unidade de tempo ou, em outras palavras, a razão entre o trabalho realizado e o intervalo de tempo gasto para realizá-lo.
A potência e o consumo de energia
Costuma-se definir energia, de maneira simplificada, como a capacidade de realizar trabalho. Desse modo, o trabalho também pode medir a energia utilizada para realizá-lo ou a quantidade de energia transformada ou transferida de um corpo para outro. E a potencia ajuda a medir tanto o trabalho como a energia transferida ou transformada por unidade de tempo.
As transformações da energia
Energia mecânica- energia de um corpo em função de sua posição ou de sua velocidade
Energia cinética- energia devido ao movimento. É o caso de um corpo que recebe energia em forma de trabalho, e todo este trabalho se converte em energia de movimento.
Energia potencial-energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética. Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cinética ou vice-e-verso.
Energia Potencial Gravitacional É a energia que corresponde ao trabalho que a força Peso realiza. É obtido quando consideramos o deslocamento de um corpo na vertical, tendo como origem o nível de referência (solo, chão de uma sala, ...). Enquanto o corpo cai vai ficando mais rápido, ou seja, ganha Energia Cinética, e como a altura diminui, perde Energia Potencial Gravitacional.
Energia potencial elástica ou de