teste
Emoção! Essa é a palavra certa para resumir o que foi a festa de despedida para o presidente Luis Inácio Lula da Silva organizada nesta última terça-feira (28). Milhares de pessoas tiraram suas camisas vermelhas, estrelas e bandeiras do PT, e foram até o Marco Zero, no centro do Recife, agradecer ao presidente pernambucano. Faltando apenas três dias para a sua saída do cargo, a noite contou com muita emoção e saudosismo. Elogios não faltaram e o choro não tardou a aparecer.
Lula se emocionou em várias ocasiões, principalmente quando o poeta Antônio Marinho declamou seus versos em homenagem à história do pernambucano, que tinha como mote “Pernambuco agradece ao presidente mais amado do povo brasileiro”. O presidente, com lágrimas nos olhos, disse: “Hoje ainda vou para Fortaleza. Depois vou para Bahia. Não quero chorar mais do que já chorei”. Com esta vinda ao Recife, Lula finalizou suas visitas oficiais como presidente da República.
Durante toda a noite, vários artistas locais se revezaram com os discursos e apresentações. A festa contou com a presença dos forrozeiros Maciel Melo, Cristina Amaral e Santana. Os violeiros Valdir Melo e João Paraibano também estiveram presentes entoando versos fortes e engraçados como “o que fez em oito anos em 50 ninguém fez”, ou “com nove dedos nas mãos superou quem tinha dez”, e ainda “se houvesse exportação de presidentes, os estrangeiros já teriam levado Lula embora“. Desta forma, conseguiram tirar lágrimas e sorrisos do anfitrião da festa. A comemoração terminou com os shows de Geraldo Azevedo e Alceu Valença.
Durante a cerimônia, o governador do Estado, Eduardo Campos, condecorou o presidente da República com a Medalha do Mérito dos Guararapes. Esta medalha é a mais importante comenda do Estado. Foi com muita alegria que o presidente recebeu a faixa e anunciou em seguida: “quando eu entregar a faixa de presidente da República a Dilma Rousseff, irei dormir com essa faixa para me