Teste
DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO: CULTURA BRASILEIRA ASPECTOS GERAIS E INSTITUIÇÕES QUE A GERAM
PROFESSOR (A): TANIA ROSSI GARBIN
ATIVIDADE - Texto 2 – Organizações Públicas
Organizações públicas
A organização pública é um grupo humano estruturado pelos representantes de uma comunidade com vista à satisfação de necessidades coletivas predeterminadas desta.
Uma organização por si só não tem propósito. É através da interação entre as pessoas que se definem os propósitos das organizações. A concentração de esforços coerentes com os propósitos é obtida através da comunicação (todos os tipos de comunicação).
Essa comunicação tem que ser bem administrada para que os propósitos não se tornem disfuncionais.
Devido ao acelerado ritmo das mudanças, as organizações, para se tornarem viáveis, necessitam de investimento no planejamento estratégico e na definição de suas funções. Esse planejamento deve ser feito de forma contínua, através da análise periódica das estratégias da organização e da avaliação de suas funções, considerando as ameaças e oportunidades percebidas no ambiente externo e interno. A definição da função deve ser adequada, um processo contínuo sistematizado capaz de identificar as necessidades de interferências para se alcançar as metas determinadas no planejamento. (Taciana de Lemos Dias)
Desempenho na Gestão Pública
Este não é o significado principal da gestão pública que, com frequência, está ligada a aspectos subjetivos e à ação política, não diretamente relacionáveis com a quantificação ou com a eficiência.
Os atributos de êxito ou fracasso no desempenho de organizações públicas se referem a motivações políticas e ideológicas que os métodos racionais e sistemáticos não conseguem incorporar.
Grandes Tendências na Concepção de Qualidade nas Organizações Públicas
Como uma questão apolítica, como a reprodução de práticas do setor privado, com foco no cliente ou no consumidor.
Como a participação do cidadão no