Teste
Projeto Inicial – Core simples sem redundância
- O equipamento RT01 pode ser um computador com arquitetura CISC (talvez IBM, Dell ou HP) instalado o sistema operacional RouterOS da Mikrotik. Aconselho 4 interfaces de rede GigaEthernet sendo que são necessários apenas 3 ativas, placa-mãe Intel, processador Xeon, 12GB de RAM no mínimo e 1TB de disco.
OBS: Tenho que verificar se o RouterOS está trabalhando legal com RAID, caso sim aconselho uma placa-mãe com suporte a RAID1 no mínimo e talvez RAID10. Assim seria necessários 2 discos ou 5 discos para utilizar RAID1 ou RAID10 respectivamente.
- O RT01 irá ter a função de roteador principal, NAT, controlador de banda, firewall e todos os demais serviços de rede em modo servidor, ou seja, é interessante ser um hardware redundante (fonte de energia por exemplo), aconselho também ter placas de rede e discos rígidos em estoque.
- O servidor S001 poderá ser uma máquina CISC com menos recursos que o RT01 pois irá apenas rodar um serviço de cache DNS. Aconselho ter uma segunda máquina de spare caso a principal falhe (DNS secundário). As configurações podem ser um processador i7 ou compatível, 4GB RAM no mínimo e 500GB de disco.
- O servidor S002 será uma máquina básica (CISC), sistema operacional Windows para instalação do software ANM2000 e talvez algum outro sistema para apoio na gestão da rede. As configurações pode ser um processador i5 ou compatível, 4GB RAM e 500GB de disco.
Fase 2 – Mais robustez sem redundância
- O equipamento RT01 agora terá função apenas de roteador de borda e poderá ser um Juniper M7i ou um MX5 que apesar de ter o custo mais elevado poderá ajudar na Fase 3.
- SW01 será um switch Juniper EX3200 para fazer o controle de banda dos clientes e roteamento entre as VLANs, é praticamente uma camada de