Para que tenha uma boa saude
Alimentar-se com moderação é importante, já que o excesso de nutrientes também pode fazer mal à saúde. O diabetes do tipo 2, por exemplo, está relacionado à grande ingestão de alimentos ricos em carboidratos. Já o excesso de gorduras pode provocar problemas de coração; e o de sal, pressão alta.
Com as vitaminas não é diferente! Elas devem fazer parte da nossa alimentação diária, já que a falta de qualquer uma delas pode provocar doenças: as avitaminoses. No entanto, devem-se evitar os excessos, já que elas também podem provocar problemas: neste caso, as hipervitaminoses.
- A vitamina A, também chamada de retinol, é encontrada em vegetais de cor verde-escura, amarela e alaranjada (brócolis, espinafre, couve, agrião, caqui, pêssego, mamão, cenoura), fígado, laticínios e gema de ovo. Ela evita infecções, problemas de visão e auxilia na troca de células da pele.
- As vitaminas do complexo B são responsáveis pela produção de energia pelo nosso corpo, e sua falta provoca paralisia e enfraquecimento dos músculos (doença chamada beribéri), fraqueza, feridas na pele, diarreia e confusão mental (doença chamada pelagra) e anemia. Além disso, em mulheres grávidas, sua carência pode provocar problemas ao feto. São encontrados em alimentos de origem animal, amendoim, café, couve, agrião, espinafre, cereais, e ovos.
- A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, previne gripes e também uma doença chamada escorbuto, que provoca sangramentos, principalmente na gengiva. A vitamina é encontrada principalmente em frutas, tais como a laranja, limão, acerola, kiwi, goiaba, caju, manga e morango; e na couve e brócolis.
- A