Teste
– OU PERFIL
A reportagem descritiva de pessoa
• Um personagem caracterizado
• A caracterização é um processo de pendor descritivo, que tem como objetivo atribuir traços, qualidades ou elementos de distinção ao personagem em questão.
• Caracterização x identificação
• Esfera psicológica, o aspecto físico, a roupa que estava usando ou usa sempre…
Em Recife, o editor da emissora de rádio diz para o empresário:
- Arlindo, eu vou fazer um show dia 30, veja se me consegue o Erasmo Carlos.
- Não é possível dr. Roberto.
- Então, a Vanderlea!
- Também não dá.
- A Elis ou os Goldenboys.
- Nada disso é possível doutor. Só posso arranjar artistas que não sejam do Marcos Lazáro.
- Mas o que está acontecendo?
- O José Alves, aquele outro empresário daqui, não pagou um show contratado com o M. Lazáro e ele decretou o bloqueio da cidade. Enquanto não receber o dinheiro, não deixa seus artistas virem para cá.
- O Autor dessa façanha e de muitas outras é um argentino, baixinho, gordo e careca, 42 anos de idade, braços longos e peludos…
A reportagem descritiva de pessoa
• Caracterização indireta (primeira parte) Imaginamos quem pode ser esse personagem a partir daquelas situações que vimos, ouvimos e contamos…
• Caracterização direta (segunda parte) Consiste numa descrição estática dos atributos do personagem, num fragmento reservado a esse fim.
A reportagem descritiva de pessoa
§ Através da indireta, os atos e posturas do personagem deixam transparecer um pouco daquilo que ele é. Assim, nesses momentos, podemos trabalhar com o texto narrativo.
§ Atos como um fragmento do ser.
Marcos não desperdiça um tostão. Tudo o que é gasto deve ser bem explicado. Algumas vezes, porém, cede a impulsos, como no caso de Ciro Monteiro. O cantor tinha sido contratado por uma outra emissora mas não recebia os salários devidos. Pediu um empréstimo ao Marcos Lazáro, para pagar quando pudesse. E obteve.
O aspecto