Teste
Metas da aula
Apresentar a formação e o comportamento das taxas de juros no mercado financeiro e destacar a função das principais taxas que servem como referência para as negociações financeiras.
6
objetivos
Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:
1
identificar a concepção da variação do valor do dinheiro no tempo e o conceito de juros; diferenciar as teorias aplicadas na avaliação da estrutura temporal de taxas de juros; caracterizar as diferenças entre as principais taxas de juros da economia nacional.
2
3
AULA
Sistema Financeiro | Taxas de juros – formação e função
Introdução
Juro representa o valor pago pelo uso de recursos tomados por empréstimos, e, no caso de compras a prazo, o valor adicional pago sobre o montante total. É também definido por remuneração do capital para aquele que empresta – o aplicador ou credor – e por custo do capital para aquele que toma emprestado – o tomador ou devedor. O juro é normalmente expresso em taxa percentual; para seu cálculo monetário, é necessário ter o valor da dívida no momento presente, o prazo para quitação da dívida e a taxa de mercado. Nesta aula, você aprenderá um pouco mais sobre taxas de juros, entenderá seu processo de formação e conhecerá algumas das diversas taxas de juros adotadas em operações no mercado financeiro. Bom estudo!
Formação de juroS
O valor do dinheiro muda ao longo do tempo por alguns motivos considerados lógicos: pelo fato de existir inflação, por haver incerteza acerca do futuro e por haver uma tendência natural dos agentes econôjuros
Conforme Puccini (2007), juros são definidos como a remuneração do capital a qualquer título – remuneração do capital empregado em atividades produtivas, custo do capital de terceiros e remuneração paga pelas instituições financeiras sobre o capital nelas aplicado.
micos por liquidez. Assim, podemos entender que os j u r o s expressam o valor adicional