teste
Introdução
A principal função da tecnologia RFID (Radio Frequency IDentification), é recuperar informações armazenar dados de uma forma automática em etiquetas RFID através de sinais de rádio. Um uso comum dessa tecnologia são nos pedágios (sem parar), os veículos possuem etiquetas e quando passa por uma radiofrequência os leitores leem essa etiqueta e liberam a passagem.
Nesse projeto, vamos falar um pouco sobre essa tecnologia e o seus principais pontos que envolvem a falhas de segurança e possíveis soluções e prevenção de problemas.
Tecnologia RFID
RFID (Radio Frequency Identification)
A característica básica de um Sistema RFID (Radio Frequency Identification) é armazenar e rastrear dados em etiquetas. Funciona como o sistema de código de barras a diferença é que a captura dos dados é através de uma frequência de rádio.
Componentes
O sistema RFID contém 3 componentes principais:
Leitores: É o componente responsável pela comunicação entre o sistema RFID e sistemas externos que vão processar as informações.
Cabeça de leitura(leitoras): É uma antena que emite um sinal para as etiquetas para realizar um escrita ou uma leitura. Esses dados depois de lidos, são passados para o controlador do sistema RFID. A função da leitora, é ler e decodificar os dados que estão nas etiquetas que passam pelo campo magnético.
Controladores(Middleware): O controlador é a interface que controla todo o sistema RFID. Ele é responsável em deixar as informações de uma forma mais clara para os usuários.
Utilização
Um exemplo claro da utilização de um sistema RFID é pedágios (Sem Parar). O sistema faz a leitura da etiqueta e abre automaticamente a cancela, assim agilizando o processo nos pedágios.
Vulnerabilidades da tecnologia
A implantação dessa tecnologia deve ser feita com muito cuidado, pois caso contrário, poderá causar danos para quem usa esse sistema.
Existem 2 tipos de ataques: Ataque físico e acesso ao