Teste
Estudo da Salinidade Óptima para a Eclosão da Artemia salina
Carmo, A.F.1 (18902); Guerreiro, C.1 (19114);Martins, S.1 (18815)
1Universidade de Évora, Licenciatura em Ciências do Ambiente.
Resumo A Artemia salina é um pequeno crustáceo que habita em lagoas temporárias de águas salobras e salgadas. Pode viver em abundância em águas hipersalinas (até 300‰) onde outras espécies não têm tal tolerâncias à salinidade (Barnabé, 1994). A Artemia salina possui o melhor sistema de osmorregulação existente no reino animal. Artemia salina pode apresentar dois modos de reprodução, que se excluem entre si: reprodução bissexual ou reprodução partenogénica. Os cistos podem ser hidratados e incubados em água doce fortemente arejada e iluminada, eclodindo 12 a 24 horas depois a 27ºC (Barnabé ,1994). Estudou-se, no laboratório de ecologia aquática, na universidade de Évora, a salinidade óptima para a eclosão dos cistos da Artemia salina. Para tal elaboraram-se quatro ensaios com diferentes salinidades (15‰ , 25‰, 35‰ e 45‰). Observaram-se as alterações em cada ensaio e registaram-se as eclosões nas diferentes salinidades. Procedeu-se ao tratamento dos resultados através do teste estatístico Anova.
*pequena introdução da artemia *objectivo e a maneira cm s fez(introdutória ao trabalho) *conclusao
Palavras-Chave Artemia salina , eclosão, salinidade óptima, temperatura
Introdução A Artémia (Artemia salina) é uma espécie pertencente ao filo Arthropoda e à classe dos crustáceos, habitam águas salgadas normalmente lagos salobros. É considerada uma espécie cosmopolita que se adapta facilmente a diversos tipos de ambientes, com grandes variações de salinidade, temperatura e de oxigénio dissolvido.
É uma espécie rica em proteínas, vitaminas (caroteno) e sais minerais, por isso são utilizadas em larga escala em cultivo de camarões e peixes na fase larval, acelerando o crescimento dos animais. A reprodução desta espécie pode acontecer por