Teste
Neste trabalho realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração com o docente João Mesquita foi nos dado um trabalho sobre a estrutura familiar e dinâmica social que irá desenvolver os seguintes subtemas: compreender o conceito de parentesco e a sua importância na organização social, analisar a família como grupo específico e diferenciado de outras estruturas sociais, Identificar as funções sexuais, reprodutivas, económicas e de socialização da estrutura familiar, analisar modelos de família na sociedade contemporânea, analisar a estrutura familiar enquanto portadora e transmissora de valores, problematizar situações de relacionamento intergeracional.
Esquema relacionado com a estrutura familiar e dinâmica social
Compreender o conceito de parentesco e a sua importância na organização social.
Quando falamos da família referimo-nos a:
Conjunto de pessoas que estão ligadas por lanços de parentesco, resultantes de consanguinidade ou parentesco.
Relações de parentesco:
São relações entre os indivíduos estabelecidas pela consanguinidade (mães, pais, avós, filhos, etc), ou pela aliança (casamentos) e em alguns casos pela adopção.
Essas relações estabelecem o nosso universo de palavras.
Existem duas formas de relações de parentesco:
Filiação é a ligação de um ser humano a outro a partir do reconhecimento da paternidade ou maternidade do mesmo, ou seja a ligação do filho com os seus pais, seja biologicamente ou por adopção.
Aliança correspondeu aos laços de parentesco que resultam casamento. Actualmente, costuma definir-se casamento como um contrato celebrado entre dois indivíduos adultos que traduz uma união sexual reconhecida sexualmente.
Analisar a família como grupo específico e diferenciado de outras estruturas sociais
A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos