TESTE
INSTITUTO CIÊNCIA HUMANAS E SOCIAIS
CURSO BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
MÉTODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
( SÓ O CORPO PARA LEER)
Este trabalho apresenta analise de dados coletados a partir de um projeto que se propôs a trabalhar com os servidores aposentados da Universidade Federal de Mato Grosso, que integram um grupo de convivência da Coordenação de Assistência e Benefícios ao servidor (CABES).
O estudo visa identificar o processo de envelhecimento o processo e suas transformações na vida dos servidores aposentados integrantes do grupo de convivência da CABES, considerando as dificuldades para se ter a garantia dos direitos sociais e fortalecimento da cidadania na terceira idade identificam também as implicações das condições de trabalho anteriormente vivenciadas, para saúde do servidor hoje aposentado. A pesquisa é qualitativa e descritiva e aplicada como instrumento de dados a entrevista semi-estruturada com perguntas abertas com o uso de gravador mediante autorização dos entrevistados vista que esse recurso possibilita uma melhor compreensão do contexto subjetivo apresentado.
Foram entrevistados seis servidores com idade superior a 60 anos, sendo em sua totalidade do sexo masculino. Amostragem deve-se ao fato de que uma pesquisa qualitativa visa profundidade dos dados levantados através da entrevista e não o aspecto quantitativo.
Após análise dos dados bibliográficos e empíricos, foi construída a estrutura deste trabalho através de seções e subseções. A primeira seção trata sobre o envelhecimento que é um fenômeno mundial. A acadêmica teve a finalidade de mostrar o envelhecimento nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos e as suas implicações, pois de acordo com dados postos em tabelas, a partir de pesquisas, indica que os países mais desenvolvidos há um maior índice de idosos e os em desenvolvimento, com um menor índice de idosos. No Brasil, segundo pesquisas, a população de idosos tem