trabalho de economia mercados
As características de uma concorrência perfeita são: grandes números de empresas ofertando produtos substituíveis; produção em larga escala; nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições - quem dita a regra é a lei da oferta e da procura - o senhor da situação é o mercado; vendedores e compradores ficam subordinado ao mercado.
Não é comum encontrar esse tipo de mercado, mas conseguimos comparar o conceito com o mercado de leilões e bolsistas, que não é um mercado de concorrência perfeita, mas se aproxima.
2) O que é um bem normal?
Bem em que um aumento na renda provoca o aumento na quantidade demandada. Os bens normais têm elasticidade-renda da demanda positiva. Exemplos: frutas frescas, computadores, viagens aéreas, lazer, carne de soja, etc.;
3) O que é um bem inferior?
Bem em que um aumento na renda provoca a diminuição na quantidade demandada. Os bens inferiores têm elasticidade-renda negativa. Exemplos: passagem de ônibus, moradia, carne de segunda, pão, batatas, etc.
Classifique os seguintes bens como normais ou inferiores:
a) ovo ____inferior_______ b) escola particular ___normal________
c) plano de saúde ____normal_______ d) viagens de avião ___normal________
e) brinquedos chineses____inferior______ f) gasolina ___inferior________
4) O que descreve a situação ceteris paribus e qual sua importância para o estudo da microeconomia?
Ceteris Paribus é uma expressão em Latim que significa tudo o mais constante. Quando estamos estudando o comportamento do consumidor diante de diferentes preços assumimos que nada mudou, tudo continua o mesmo: a renda do consumidor, a qualidade do produto, a utilidade do produto. Somente desta forma teremos a real dimensão da quantidade demandada diante de diferentes