Resumo da vida de Wilhelm Wundt
Wilhelm Maximiliam Wundt nasceu em 16 de Agosto de 1832 no sul da Alemanha. Teve uma infância solitária. Morou com sua tia em Heidelberg para frequentar o ginásio, ao término desse período teve que escolher uma carreira profissional. E como queria se mudar de Heidelberg escolheu estudar medicina na Universidade de Tubingen, onde seu tio era professor de anatomia e fisiologia.
Decidiu tornar-se médico, tendo frequentado a escola de medicina das universidades de Tübingen e Heidelberg, tendo estudado anatomia, fisiologia, física, medicina e química, mas acabou especializando-se em fisiologia. Em 1853 teve sua primeira publicação, relativa a um experimento sobre a concentração de sal na urina. Completou o doutorado em 1855 na University of Heidelberg. Em 1864 foi promovido a professor adjunto e permaneceu em Heidelberg por mais 10 anos. Envolvido na pesquisa fisiológica, começou a desenvolver o estudo da psicologia. Publicou o livro Contributions to the theory of sensory perception entre 1858 e 1862, onde descreveu suas experiências originais realizadas em um laboratório improvisado em sua casa, sendo usado pela primeira vez o termo “psicologia experimental”.
Em 1863 publicou Lectures on the minds of men and animals, livro importante, pois teve várias reimpressões depois de sua morte, em que aborda temas como: tempo de reação e a psicofísica.
Um aspecto da vida de Wundt é o seu envolvimento com a política. Engajou-se não só no movimento para a educação dos operários, mas foi se envolvendo cada vez mais nas discussões politicas, o que o levou a se eleger pelo Partido Progressista, em 1866. Dois anos depois, ele abandonou a carreira política para se dedicar exclusivamente à vida acadêmica.
Em 1867, Wundt começou a ministrar um curso de psicologia fisiológica em Heidelberg. A produção de material dessas aulas, o fizeram publicar outro importante livro Principles of physiological psychology (Princípios da psicologia