Economia e mercado de trabalho
Economia é a ciência social que possui um conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando à produção, à distribuição e ao consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. A origem da economia vem da política.
Suas Principais Áreas de Atuação são: Planejamento Econômico de Empresas Privadas ou de Órgãos do Governo; Mercado Financeiro; Análise de Conjuntura Econômica; Auditoria e Perícia; Comércio Exterior; Elaboração de Políticas Públicas; Elaboração de Estudos de Impacto Socioambiental e Carreira Acadêmica.
O curso de Ciências Econômicas possui duração de 04 anos. Porém, na UFPR a duração do curso é de 04 anos para o turno da manhã e de 05 anos para o turno da noite.
O aluno do curso de Economia precisa ter o perfil com as seguintes características: ter curiosidade; gostar de história, política e métodos quantitativos; ter a mente aberta e ter senso crítico.
O Estágio se torna importante, pois através dele o aluno tem a oportunidade de colocar em prática as teorias aplicadas na instituição de ensino.
O economista recém-formado, que coloca em prática suas habilidades com autoconfiança e acredita na sua capacidade de contribuição e melhoria para o bom desenvolvimento da sociedade, obtém o sucesso profissional.
Profissão de Economista
Felipe Saub, economista graduado pela Escola de Economia de SP da FGV, estuda produção, distribuição e consumo de bens e serviços, atuando na Tendências Consultorias Integradas oferecendo projetos de pareceres econômicos quanto a analises macroeconômicas, como taxas de juros, taxas de cambio, análises das contas externas do país e contas fiscais. O que faz no dia a dia são as projeções para os principais indicadores, como relações e dívidas liquidas PIB, projeções para déficit fiscal, déficit nominal e superávit primário.
Economia é uma ciência humana e não exata, mas se aproxima muito desta para medir e compreender os problemas.
O curso