TESTE
O calor que sentimos vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais, esses raios alcançam a terra mais diretamente, isto é, a inclinação dos raios solares. Já nas zonas polares, eles são bastante inclinados. É por isso que próximo do equador a temperatura é elevada, já próximo dos polos é baixa.
Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos polos, a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.
ZONA POLAR
Chamada de Círculo Polar, é delimitada pelos paralelos 66°33’36’’ norte e sul e é a zona térmica com menor temperatura média, sempre negativa. Nela, estão os polos norte e sul.
A vegetação aparece apenas nas menores latitudes e nos meses mais quentes, sob a forma de tundra, vegetação rasteira de musgos e líquens.
ZONA TEMPERADA
Delimitada entre os paralelos 66° e 30° norte e sul a zona temperada apresenta maiores amplitudes térmicas e pluviosidade. Tem temperaturas maiores que as da zona polar e menores as da zona intertropical.
Sua fauna é variada, sendo composta por esquilos, javalis, lobos, ursos e alguns felinos. Nos meses mais frios, alguns animais entram em hibernação. A flora é caracterizada pela taiga (as chamadas florestas de coníferas), onde predominam carvalhos, abetos e pinheiros, que perdem sua cobertura vegetal nos meses mais frios.
ZONA INTERTROPICAL
Situa-se entre os Trópicos de Capricórnio e de Câncer. Tem a maior temperatura e pluviosidade da Terra. Sua grande luminosidade resulta em fauna e flora variadas, concentrando a maior biodiversidade do mundo. Nela estão as florestas tropicais (como a Mata Atlântica) e equatoriais (como a do Congo e a da Amazônia).
A maior parte do território