teste
Ana Gruszynski
Ana Gruszynski atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Seus projetos e pesquisas abordam temas como comunicação visual, design, produção editorial, imagem, tecnologias digitais, jornalismo visual.
O seminário que apresentamos, teve como objetivo discutir as áreas de estudos do livro e da leitura, desde a formação acadêmica dos profissionais do mundo editorial e livreiro, até a produção conceitual e teórica de seus pesquisadores.
A partir de diferentes textos que abordam o livro contemporâneo, a autora busca verificar como diferentes iniciativas relacionadas ao design se articulam com os diversos debates que estão sendo estabelecidos ultimamente. A partir das questões colocadas, apresentam-se diferentes iniciativas, na área do design e do livro no Brasil, que caracterizam os acontecimentos ocorridos nos últimos anos. Chega-se, a partir do design, a questões significativas da transformação do livro desencadeada pela complexa rede de fatores tecnológicos, sociais, econômicos e culturais.
Em 1986, Antônio Houaiss já afirmava que dentro de dez a trinta anos papéis, impressões e livros tornariam-se velharias.
Com o surgimento e desenvolvimento de tantos e-books e tablets que estão sendo lançados nos mercados nos últimos tempos, têm sido discutido qual será o futuro dos livros.
Segundo CARDOSO, o design é uma atividade produtora de objetos culturais. Ao dar forma material a conceitos intelectuais, proporciona aos nossos sentidos luzes, texturas, odores, sabores, movimentos, que constituem nosso estar no mundo. Um mundo em fluxo, que ora nos surpreende pela permanência de práticas há séculos esboçadas, ora pela rapidez e intensidade com que transformações ocorrem no âmbito da vivência cotidiana.
Atualmente, com a disputa do papel e pixel, lapis e mouse, livros e arquivos, os profissionais