O que é Arquitetura
O livro O que é Arquitetura, de Carlos A. C. Lemos é escrito em uma espécie de linha do tempo, relatando a historia da arquitetura resumidamente. Traz um texto fácil e objetivo e faz com que qualquer pessoa perceba o que realmente ele que mostrar, prendendo o leitor ate o final do livro.
No primeiro capitulo, “A Construção Bela” o autor, nos mostra que a arquitetura está ligado ao ``belo``, mas em diferentes formatos. Existe a arquitetura que segue um critério artístico conhecido por todos; a arquitetura que não contempla nenhum tipo de arte, mas se torna bela pelos elementos contemporâneos e a arquitetura que surge por acaso e que não se agrada muito. Vemos que não é necessário técnicas e tecnologia para criar algo belo, um exemplo disso é a Torre Eiffel, construída entre 1878 e 1889, um monumento que surgiu de uma formula matemática, e que ate hoje é considerado de muito bom gosto por todos.
A Revolução Industrial trouxe as soluções tecnológicas e com ela foi surgindo um novo modo de olhar as coisas, que potencializavam as estruturas. A partir dai, surgiu a ``Arquitetura Paralela`` onde englobava uma visão ligada ao racionalismo, que defendia as técnicas, ou seja, a beleza só poderia existir diante das corretas formulas matemáticas com base nos materiais de construção.
Foi aí que distinguiram as profissões de arquiteto e engenheiro. Os arquitetos poderiam projetar monumentos estéticos e os engenheiros cuidariam da parte estrutural e materiais utilizados para isso.
No capítulo seguinte “A Arquitetura ao Longo do Tempo” já conseguimos entender a ordem cronológica e específica do que é Arquitetura e as mudanças que ela sofre até chegar aos dias de hoje. Pois a Arquitetura não foi criada intencionalmente, e sim para atender as necessidades do homem. Como já dizia Platão e é citado no livro: “A Arquitetura e todas as artes manuais implicam uma ciência que tem, por assim dizer, sua origem na ação e produziu coisas que só existem antes”. E