teste
1. Determinação da finalidade do produto: define-se qual será o benefício e qual o mercado para a área de atuação.
2. Fórmula Quali-Quantitativa. Determinação de ativos e matérias-primas que serão utilizados no desenvolvimento do produto. Deverá ser definido a forma de apresentação do produto (xampu, sabonete, creme, loção, gel, etc).
A fórmula quali-quantitativa deve conter a descrição de todos os componentes especificados por suas denominações INCI e as quantidades individuais. As quantidades de cada componente serão expressas percentualmente (p/p) através do sistema métrico decimal.
No caso de diluições ou misturas de matérias-primas, a concentração das substâncias que constam das listas de conservantes, corantes, filtros solares e de substâncias de uso restrito deve estar especificada.
3. Função de cada matéria-prima na fórmula do produto em desenvolvimento. Citar a função de cada componente na fórmula. Existem ingredientes que possuem várias funções. Deve ser especificada a função desempenhada pelo ingrediente na formulação.
4. Processo de fabricação.
5. Por processo de fabricação entende-se o conjunto de procedimentos das etapas envolvidas na fabricação do produto.
6. Definição da embalagem. A embalagem deverá representar a qualidade do produto, assim como a sua aplicação e funcionallidade.
7. Testes: estabilidade, microbiológicos, dermatológicos e eficácia.
Os parâmetros a serem avaliados devem ser definidos para manter as características do produto em estudo e dos ingredientes utilizados na formulação. De modo geral, avaliam-se:
-Parâmetros Organolépticos: aspecto, cor, odor e sabor, quando aplicável;
-Parâmetros Físico-Químicos: valor de pH, viscosidade, densidade, e em alguns casos, o monitoramento de ingredientes da formulação;
-Parâmetros Microbiológicos: contagem microbiana
8. Texto de rotulagem.
A Embalagem Primária é o envoltório ou recipiente que se