Teste
A princípio todo o sistema tem um objetivo e uma necessidade de criação. Não se cria um sistema que não tem utilidade e que ninguém vai usar , não é mesmo. Assim, um sistema deve ser criado para atender as expectativas de um cliente.
A análise e especificação de requisitos de software envolve as atividades de determinar os objetivos de um sistema de software e as restrições associadas a ele. Ela deve também estabelecer o relacionamento entre estes objetivos e restrições e a especificação precisa do software
A maior parte dos problemas no desenvolvimento de software são originados nas etapas iniciais do desenvolvimento justamente na etapa de levantamento e definição dos requisitos do sistema onde as principais atividades são: elicitação, análise, especificação, gerenciamento e validação de requisitos.
Havendo falhas na realização das atividades acima citadas haverá inconsistência nos documentos de requisitos e o que acarretará um software de baixa qualidade com um custo elevado.
Mas o que é um requisito de software?
Os requisitos expressam as características e restrições do produto de software do ponto de vista de satisfação das necessidades do usuário, e, em geral independem da tecnologia empregada na construção da solução sendo a parte mais crítica e propensa a erros no desenvolvimento de software.
Requisitos são objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as diversas propriedades do sistema. Os requisitos de software são, obviamente, aqueles dentre os requisitos de sistema que dizem respeito a propriedades do software.
Um conjunto de requisitos pode ser definido como uma condição ou capacidade necessárias que o software deve possuir (1) para que o usuário possa resolver um problema ou atingir um objetivo ou (2) para atender as